Travão de estacionamento
Acionar o travão de estacionamento
Para acionar o travão de estacionamento, carregue no pedal dos travões e puxe a alavanca do travão de estacionamento completamente para cima.
Além disso, se estacionar o veículo numa superfície inclinada, convém engrenar a alavanca seletora numa mudança reduzida, no caso de se tratar de veículos com caixa de velocidades manual, ou engrená-la na posição P (estacionamento), no caso de veículos com caixa de velocidades automática.
-
Se conduzir com o travão de estacionamento acionado, causará um desgaste excessivo das pastilhas e dos discos dos travões.
-
Não utilize o travão de estacionamento com o veículo em andamento, exceto numa situação de emergência. Pois poderá danificar os sistemas do automóvel e pôr em causa a segurança na condução.
Desengatar o travão de estacionamento
Para soltar o travão de estacionamento, comece por carregar no pedal do travão e puxar levemente a alavanca do travão de estacionamento para cima. Depois, pressione o botão de desbloqueio (1) e baixe a alavanca do travão de estacionamento (2) sem soltar o botão.
Se o travão de estacionamento não se libertar ou não se libertar completamente, mande verificar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
-
Se o seu veículo tiver uma caixa de velocidades automática, não o deixe descair para a frente. Para o evitar, mantenha o pé com firmeza no pedal dos travões com o automóvel parado.
-
Tenha cuidado ao estacionar num local inclinado. Engate bem o travão de estacionamento e coloque a alavanca seletora da caixa de velocidades na posição P (caixa automática), ou em 1ª ou marcha-atrás (caixa manual). Se o veículo estiver estacionado numa descida, vire as rodas dianteiras para o passeio para ajudar a impedi-lo de rolar para baixo. Se o veículo estiver estacionado numa subida, vire as rodas dianteiras para o lado oposto ao passeio, para ajudar a impedi-lo de rolar para baixo. Se não houver passeio ou tiver, por outras razões, de impedir o veículo de rolar para baixo, bloqueie as rodas.
-
Em certas condições climatéricas, o travão de estacionamento pode congelar quando engatado. Isto é mais fácil de acontecer se houver uma acumulação de neve ou gelo à volta ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados. Se houver o risco de congelamento do travão de estacionamento, engate-o apenas temporariamente enquanto coloca a alavanca seletora da caixa de velocidades na posição P (caixa automática) ou em 1ª ou marcha-atrás (caixa manual) e bloqueie as rodas traseiras para o automóvel não descair. Depois, desengate o travão de estacionamento.
-
Não mantenha o veículo parado numa subida com a ajuda do pedal do acelerador. Isso poderá sobreaquecer a caixa de velocidades. Utilize sempre o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.
-
Para evitar que o veículo se mova acidentalmente depois de parado ou depois de sair dele, não utilize o seletor de mudanças em vez do travão de estacionamento. Engate o travão de estacionamento E assegure-se de que a alavanca seletora está bem engatada em 1ª ou R (Marcha-atrás) no caso de veículos com caixa de velocidades manual, ou em P (Estacionamento), em veículos com caixa automática.
-
Nunca deixe uma pessoa que não conhece o veículo ou uma criança manusear o travão de estacionamento. Se o travão de estacionamento se desengatar acidentalmente, podem ocorrer graves lesões.
-
Os veículos devem ter sempre o travão de estacionamento bem engatado quando estão estacionados, isto para evitar que se movam acidentalmente e provoquem lesões aos seus ocupantes ou aos peões.
Verifique o funcionamento da luz de aviso do travão de estacionamento colocando o interruptor da ignição na posição ON (não ligue o motor). Esta luz acende-se quando o travão de estacionamento é acionado e a ignição se apresenta na posição START ou ON.
Antes de conduzir, certifique-se de que o travão de estacionamento está totalmente desengatado e a luz de aviso do travão se apagou.
Se a luz de aviso do travão se mantiver acesa após o desengate do travão de estacionamento com o motor a trabalhar, poderá haver uma avaria no sistema de travagem. Mande inspecionar imediatamente o veículo.
Se for possível, pare imediatamente. Caso contrário, conduza o veículo com muito cuidado até encontrar um local seguro para parar ou uma oficina de reparações.