Luz de aviso do cinto de segurança
Aviso para colocação de cintos de segurança
Luz de aviso para colocação do cinto de segurança
Para alertar o condutor, quando o cinto de segurança do condutor não está colocado é emitido um aviso sonoro durante cerca de 6 segundos e acendem-se as luzes de aviso até o cinto ser colocado. Se o cinto de segurança do condutor for colocado, a luz de aviso acende-se durante cerca de 6 segundos. Se o cinto de segurança for colocado enquanto está a ser emitido o aviso sonoro do cinto de segurança, o aviso sonoro do cinto de segurança para imediatamente.
Se o cinto de segurança do condutor não tiver sido colocado depois de a ignição estar na posição “ON” (ligada), ou se for desapertado depois de a ignição estar nesta posição, a luz de aviso para colocação do cinto de segurança correspondente acender-se-á até que o cinto de segurança seja colocado.
Se o ocupante do banco continuar sem colocar o cinto de segurança e o veículo circular a mais de 20 km/h, o aviso sonoro para colocação do cinto de segurança far-se-á ouvir e a respetiva luz de aviso irá piscar durante cerca de 100 segundos.
Se retirar o cinto de segurança com o veículo em movimento a menos de 20 km/h, a luz de aviso dos cintos de segurança acende-se até que o cinto seja colocado.
Se desapertar o cinto de segurança enquanto o veículo circular a mais de 20 km/h, o aviso sonoro para colocação do cinto de segurança far-se-á ouvir e a respetiva luz de aviso irá piscar durante cerca de 100 segundos.
-
Nunca coloque o cinto do ombro a atravessar o pescoço ou a cara. A má colocação dos cintos de segurança pode originar lesões graves em caso de acidente.
-
Após uma colisão, o sistema do cinto de segurança deve ser inspecionado para garantir que está a funcionar normalmente. Substitua quaisquer correias que não estejam a funcionar corretamente.
Cinto de colo e ombro
Para colocar o seu cinto de segurança:
Para colocar o seu cinto de segurança, tire-o do retrator e insira a lingueta metálica (1) no respetivo retentor (2). Ouvirá um clique de encaixe da lingueta no retentor.
O cinto só se ajusta automaticamente ao comprimento correto depois da parte do ombro ser manualmente ajustada, de forma a rodear firmemente as suas ancas. Se se inclinar para a frente devagar e sem forçar, o cinto estica e permite-lhe mover-se sem dificuldade. Contudo, em caso de travagem brusca ou impacto, o cinto bloqueia. Também bloqueia se tentar inclinar-se para a frente demasiado depressa.
Se não conseguir libertar o cinto de segurança do respetivo dispositivo de retração, puxe o cinto com força e liberte-o. Em seguida, deverá ser possível puxá-lo normalmente.
A parte do colo do cinto deve ficar colocada o mais baixo possível e ajustar-se firmemente às suas ancas, não à cintura. Se o colo do cinto for colocado num ponto demasiado alto da sua cintura, pode aumentar as possibilidades de lesão em caso de colisão. Os braços não devem ficar ambos por baixo ou por cima do cinto, mas sim um por cima e outro por baixo, tal como se mostra na ilustração.
Nunca coloque o cinto de segurança por baixo do braço mais próximo da porta.
Para libertar o cinto de segurança:
O cinto de segurança liberta-se carregando no botão de abertura (1) existente no respetivo retentor. Ao libertar-se, o cinto deve voltar automaticamente para o interior do retrator.
Se isso não acontecer, inspecione o cinto, para verificar se não está torcido, e volte a tentar.
Quando fizer uso de um cinto de segurança traseiro central, deve utilizar o retentor que apresenta a indicação “CENTER”.
O cinto de segurança deve ficar preso à fivela de cada almofada dos bancos para ficar bem apertado.
-
A: Fivela de aperto do cinto de segurança direito traseiro
-
B: Fivela de aperto do cinto de segurança central traseiro
-
C: Fivela de aperto do cinto de segurança esquerdo traseiro
Quando fizer uso de um cinto de segurança traseiro central, deve utilizar o retentor que apresenta a indicação “CENTER”.
Evite prender os cintos de segurança esquerdo ou direito à fivela do cinto de segurança central traseiro.
Certifique-se de que prende o cinto de segurança central traseiro à fivela do mesmo.
Se não o fizer, o cinto de segurança mal apertado não o protege.