Cuidados a ter com o interior
Precauções gerais a ter com o interior
Evite o contacto das peças do interior do veículo com produtos químicos como perfume, óleo cosmético, protetor solar, produtos de lavagem de mãos e ambientadores de pulverização, uma vez que estes podem provocar-lhes danos ou descoloração. Se houver contacto, limpe as superfícies afetadas imediatamente. Se necessário, utilize uma mistura de água quente e de um produto de limpeza não detergente suave (teste todos os produtos de limpeza numa área escondida antes da utilização). Use um produto de limpeza específico para veículos automóveis para limpar os interiores.
Nunca permita o contacto de água ou de outros líquidos com os componentes eléctricos/electrónicos no interior do veículo. Pode danificá-los.
Na limpeza das peças em pele (volante, assentos, etc.), deve utilizar detergentes neutros ou soluções com baixo teor de álcool. Se utilizar soluções com elevado teor de álcool, ou detergentes ácidos/alcalinos, a pele poderá descolorar ou a superfície ficar desgastada.
Limpar os estofos e o acabamento interior
Remover poeira e sujidade solta de superfícies interiores com um espanador ou um aspirador. Se necessário, limpe as superfícies interiores com uma mistura de água quente e de um produto de limpeza não detergente suave (teste todos os produtos de limpeza numa área escondida antes da utilização).
Remova a poeira e a sujidade solta do tecido com um espanador ou um aspirador. Limpe com uma solução de sabão não agressivo recomendada para estofos ou tapetes. Remova as manchas recentes imediatamente com um tira-nódoas. Se não tratar de imediato das manchas recentes, o tecido pode ficar manchado e a sua cor afetada. De igual modo, as propriedades de resistência ao fogo do tecido podem diminuir se o material não for devidamente mantido.
A utilização de produtos de limpeza e procedimentos diferentes dos recomendados poderá afetar a aparência e as propriedades de resistência do tecido ao fogo.
Limpar as correias dos cintos de segurança de colo/de ombro
Limpe as correias dos cintos de segurança com uma solução de sabão não agressivo recomendada para estofos ou tapetes. Siga as instruções fornecidas com o sabão. Não use lixívia nem aplique tinta nas correias, pois isso poderá enfraquecê-las.
Limpar os vidros interiores
Se as superfícies vidradas do interior do veículo ficarem embaciadas (ou seja, cobertas com uma película oleosa ou de cera), limpe-as com um produto limpa-vidros. Siga as instruções presentes na etiqueta do recipiente do produto limpa-vidros.
Não raspe nem risque o interior do vidro traseiro, pois poderá danificar a grelha do desembaciador do vidro traseiro.
Precauções de utilização da cobertura de banco de couro (se instalado)
É possível ver que o couro possui poros, cicatrizes, vasos sanguíneos, etc. As marcas de pressão ou rugas podem ter sido feitas durante a utilização. A exposição prolongada à luz do sol ou ao calor pode causar descoloração. Isso ocorre devido às características naturais do couro. Se a pele ficar exposta à chuva ou for molhada, absorva a água com um pano seco e seque a pele à sombra para minimizar os danos. Certifique-se de que mantém objetos pontiagudos longe da pele porque podem arranhar a superfície. A pele clara é mais suscetível a manchas ou a ficar tingida, por exemplo, através da transferência de cor de calças de ganga.
Precauções de utilização da cobertura de banco de tecido (se instalado)
Aspire os bancos de tecido regularmente tendo em conta as características do material do tecido. Se estiverem muito manchados (p. ex., manchas de bebidas), utilize um método de limpeza adequado. Para evitar danificar as coberturas dos bancos, limpe-as até às costuras esfregando bem e aplicando alguma pressão com uma esponja suave ou um pano de microfibras.
Os fechos de velcro da roupa ou os objetos pontiagudos podem rasgar ou arranhar a superfície dos bancos. Evite aproximar esses objetos da superfície.