Componentes do veículo híbrido plug-in

* O aspeto real pode ser diferente do da imagem.
-
Motor a combustível: 1.6L
-
Motor elétrico: 32 kW (HEV) / 62 kW (PHEV)
-
Transmissão: 6DCT
-
Gerador de arranque híbrido (HSG)
-
HPCU (Unidade de controlo de energia híbrida)
-
Sistema da bateria de alta tensão
-
Sistema de travagem regenerativa
-
Sistema de som de motor virtual (VESS)
A bateria híbrida utiliza alta tensão para operar o motor elétrico e outros componentes. A alta tensão é perigosa se tocar.
O seu veículo está instalado com isolamento de cor laranja e cobre os componentes de alta tensão para proteger as pessoas de choques elétricos. Etiquetas de aviso de alta tensão são anexadas a alguns componentes do sistema como avisos adicionais. Mande efetuar a manutenção do seu veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.


* 1: localizado no compartimento do motor
* 2:Situado sob o piso

Nunca toque nos componentes cor de laranja ou identificados como de alta tensão, incluindo fios, cabos e conexões. Se os isoladores ou tampas forem danificados ou removidos, podem ocorrer ferimentos graves ou morte por eletrocussão.

Quando substituir os fusíveis no compartimento do motor, nunca toque no HPCU. O HPCU é de alta tensão. Tocar no HPCU pode resultar em eletrocussão, ferimentos graves ou morte.

No sistema híbrido, a bateria híbrida utiliza alta tensão para operar o motor elétrico e outros componentes. Este sistema de bateria híbrida de alta tensão pode ser muito perigoso.
Nunca toque no sistema híbrido. Se tocar no sistema de bateria híbrida, poderá sofrer lesões graves ou fatais.

-
Não amontoe quaisquer itens na área atrás da bateria de alta tensão. Num acidente, a bateria pode-se tornar instável ou o seu desempenho pode se degradar.
-
Não aplique muita força nem amontoe itens acima do compartimento de bagagem. Tal tentativa pode distorcer a caixa da bateria de alta tensão, causando um problema de segurança ou degradando o desempenho.
-
Tenha cuidado ao carregar líquidos inflamáveis no habitáculo dos passageiros. Tal pode causar uma degradação operacional e de segurança se o líquido vazar e fluir para a bateria de alta tensão.

* 3: localizado no compartimento do motor

Como em todas as baterias, evite que o óleo toque na bateria híbrida. Se a bateria estiver danificada e se o eletrólito entrar em contacto com o seu corpo, roupas ou olhos, lave imediatamente com uma grande quantidade de água limpa.

Não utilize um carregador de bateria de outro fabricante para carregar a bateria híbrida. Fazê-lo, pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Águas altas
-
Evite águas altas, pois pode resultar em saturação do veículo com água e comprometer os componentes de alta tensão.
-
Não toque nos componentes de alta tensão do seu veículo se este estiver submerso em água a metade da altura do veículo. Tocar nos componentes de alta tensão uma vez submersos em água pode resultar em queimaduras graves ou choque elétrico que por sua vez podem resultar em morte ou ferimentos graves.

Transportar líquidos na bagageira
Não coloque grandes quantidades de água em depósitos abertos no veículo. Se a água se entornar na bateria HEV, pode causar curto-circuito e danificar a bateria.

Limpar motor
Quando limpa o compartimento do motor, não lave com água. A água pode causar formação de arco elétrico e danificar peças e componentes eletrónicos.

Exposição a alta tensão
-
A alta tensão no sistema de baterias híbridas é muito perigosa e pode causar queimaduras graves e choque elétrico. Pode resultar em ferimentos graves ou morte.
-
Para sua segurança, nunca toque, substitua, desmonte ou remova qualquer parte do sistema de bateria híbrida, incluindo componentes, cabos e fichas.

Utilização de água ou líquidos
Se a água ou líquidos entrarem em contacto com os componentes do sistema híbrido e se também estiver em contacto com a água, podem ocorrer ferimentos graves ou morte por eletrocussão.

Componentes quentes
Quando o sistema de baterias híbridas trabalha, o sistema de baterias HEV pode estar quente. Queimaduras de calor podem resultar do toque em componentes isolados do sistema HEV.

Estacionamento prolongado
O estacionamento prolongado pode provocar a descarga da bateria e a falha de funcionamento por motivos naturais. Recomenda-se que percorra 15 km (9 milhas) aproximadamente uma vez de dois em dois meses. A bateria do veículo é carregada automaticamente enquanto o conduz.