Condução no inverno
As condições climáticas agrestes do inverno podem resultar num maior desgaste e noutros problemas.
Para minimizar os problemas da condução no inverno, siga as seguintes sugestões:
Piso com neve ou gelo
Para conduzir o veículo sobre neve alta, poderá ter de utilizar pneus de neve ou de instalar correntes nos pneus.
Se tiver de utilizar pneus de neve, escolha pneus de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus do equipamento de origem. Caso contrário, pode comprometer a segurança e a capacidade de manobra do seu veículo. Além disso, a condução a alta velocidade, as acelerações rápidas, as travagens bruscas e as viragens acentuadas são práticas potencialmente muito perigosas.
Para desacelerar, trave ao máximo com o motor. As travagens bruscas em estradas com neve ou gelo podem dar origem a derrapagens. Mantenha sempre uma distância de segurança suficiente entre o seu veículo e o que segue à sua frente. Aplique também os travões com cuidado. Convém referir que a instalação de correntes nos pneus permite explorar mais força motriz, mas não impede as derrapagens.
As correntes de neve não são legais em todos os países. Consulte a legislação local do país antes de instalar as correntes de para os pneus.
Pneus de neve
Se colocar pneus de neve no seu veículo, certifique-se de que se trata de pneus radiais com o mesmo tamanho e capacidade de carga dos pneus de origem. Coloque pneus de neve nas quatro rodas para equilibrar a capacidade de manobra do veículo em quaisquer condições climatéricas. Lembre-se de que a tração oferecida pelos pneus de neve em estradas secas poderá não ser tão elevada como a dos pneus do equipamento de origem do veículo. Conduza com cuidado mesmo que as estradas se apresentem livres de neve e gelo. Para se informar sobre a velocidade máxima recomendada, contacte o concessionário que lhe forneceu os pneus.
Não instale pneus com pernos sem se informar primeiro da existência ou não de regulamentos locais ou nacionais que restrinjam a sua utilização.

Os pneus de neve devem ser de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus de série do veículo. Caso contrário, pode comprometer a segurança e a capacidade de manobra do seu veículo.
Correntes para pneus


Dada a menor espessura das faixas laterais dos pneus radiais, estes podem danificar-se com a instalação de certos tipos de correntes para a neve. Assim, recomenda-se a utilização de pneus de neve em vez de correntes. Não coloque correntes nos pneus de veículos equipados com jantes de alumínio, pois as correntes podem danificá-las. Se tiver de utilizar correntes, utilize correntes do tipo de tecido ou de arame com uma espessura inferior a 12 mm (0,47 pol.).
A colocação de correntes incorretas pode causar danos no veículo que não serão cobertos pela garantia do fabricante.
Quando usar correntes para pneus, coloque-as nas rodas de tração da seguinte forma.
-
Os veículos de tração às rodas dianteiras movem as rodas dianteiras como fonte de potência. Assim, as correntes de neve têm de se instaladas nos pneus dianteiros.
-
Depois de instalar as correntes para neve, conduza lentamente. Se ouvir um ruído causado pelo contacto das correntes com a carroçaria, abrande até que o ruído pare e retire a corrente assim que começar a conduzir em estradas desobstruídas para evitar danos.
-
Se as correntes forem do tamanho errado ou estiverem mal colocadas, podem danificar os tubos dos travões, a suspensão, a carroçaria e as jantes do seu veículo. Por conseguinte, ao instalar uma corrente de neve, siga as instruções do fabricante e instale-as o mais apertadas possível. Conduza devagar (menos de 30 km/h (20 mph)) com as correntes instaladas.

-
Certifique-se de que as correntes para a neve são do tamanho e do tipo adequados para os seus pneus. A colocação de correntes incorretas pode causar danos na carroçaria e na suspensão do veículo, que não serão cobertos pela garantia do fabricante. De igual modo, os ganchos de fixação das correntes podem danificar-se em contacto com os componentes do veículo, fazendo com que as correntes fiquem lassas nos pneus. Certifique-se de que instala correntes certificadas SAE classe "S".
-
Inspecione sempre a instalação das correntes para verificar o seu ajustamento seguro aos pneus depois de percorrer aproximadamente 0,5 a 1 km (0,3 a 0,6 milhas). Se as correntes estiverem folgadas, volte a apertá-las ou repita a operação de colocação.
-
Têm de ser utilizadas correntes de tecido nos veículos com pneus de 18 polegadas (225/45R18).
Utilize líquido de refrigeração de etilenoglicol de alta qualidade
O seu veículo tem líquido de refrigeração de etilenoglicol de alta qualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de líquido de refrigeração a utilizar, visto que previne a corrosão do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e impede a congelação. Certifique-se de que substitui ou atesta o líquido de refrigeração de acordo com os intervalos de manutenção descritos na secção 8.
Antes do inverno, verifique o líquido de refrigeração para ter a certeza de que o seu ponto de congelação é adequado às temperaturas frias desta estação.
Inspecione a bateria e os cabos
As temperaturas de inverno afetam o desempenho da bateria. Inspecione a bateria e os cabos, conforme especificado no capítulo 8. O nível de carregamento da bateria pode ser verificado por um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
Se o veículo não for utilizado durante um longo período de tempo, deixe-o estacionado no interior, se possível.
Mude para “óleo de inverno” se necessário
Em certos climas, recomenda-se a utilização de um "óleo de inverno", de menor viscosidade, durante a estação fria. Consulte Mais detalhes. Se não tiver a certeza do tipo de óleo que deve utilizar, a Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
Inspecione as velas e o sistema de ignição
Inspecione as velas de ignição como se indica na Mais detalhes e substitua-as se necessário. Inspecione também as cablagens e os componentes do sistema de ignição para se certificar de que não apresentam fissuras, desgaste ou danos de qualquer espécie.
Impedir a congelação das fechaduras
Para impedir a congelação das fechaduras, deite-lhes um líquido descongelante aprovado ou glicerina na abertura da chave. Se tiver uma fechadura coberta de gelo, deite-lhe um líquido descongelante aprovado para remover o gelo. Se a fechadura estiver congelada por dentro, poderá ter de descongelá-la com uma chave aquecida. Pegue na chave quente com cuidado para não se queimar.
Utilize um anticongelante aprovado no líquido do limpa-para-brisas no sistema
Para impedir a congelação da água do sistema do limpa-para-brisas, deite-lhe uma solução anticongelante aprovada seguindo as instruções do recipiente. O anticongelante para o líquido do limpa para-brisas está disponível nos concessionários/parceiros de serviços autorizados Kia e na maioria dos postos de venda de peças automóveis. Não utilize líquido de refrigeração do motor ou outros tipos de anticongelante, pois poderá danificar o acabamento da pintura.
Não deixe o travão de estacionamento congelar
Em certas condições climatéricas, o travão de estacionamento pode congelar quando engatado. Isto é mais fácil de acontecer se houver uma acumulação de neve ou gelo à volta ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados. Caso haja o risco de os travões de estacionamento congelarem, acione-os temporariamente com a caixa de velocidades em P (Estacionamento). Bloqueie também antecipadamente as rodas traseiras, para o veículo não deslizar. Depois, desengate o travão de estacionamento.
Não permita a acumulação de gelo e neve na parte inferior do veículo
Em certas condições climáticas, a neve e o gelo podem acumular-se sob os guarda-lamas e interferir com a direção. Se conduzir sob condições climatéricas de inverno em que isto possa acontecer, inspecione periodicamente a parte inferior do veículo para se certificar de que o movimento das rodas dianteiras e dos componentes da direção não está a ser obstruído.
Equipamento de emergência
Dependendo da severidade do clima no local ou país onde circula com o seu veículo, transporte sempre consigo equipamento de emergência apropriado, Poderá levar consigo alguns itens, incluindo correntes para pneus, cabos ou correntes de reboque, lanterna, foguetes luminosos de emergência, areia, uma pá, cabos de corrente, um raspador de gelo para os vidros, luvas, vestuário adequado, fato-macaco, cobertor, etc.
Conduza o veículo caso ocorra a condensação e acumulação de vapor de água no interior dos tubos de escape
Se, durante o inverno, o veículo for imobilizado durante um período de tempo prolongado com o motor a trabalhar, pode ocorrer condensação e acumulação de vapor de água no interior dos tubos de escape.
A presença de água nos tubos de escape pode causar ruído, etc., mas esta é drenada caso o veículo seja conduzido a uma velocidade média a alta.