Fusíveis




* Esquerda: Normal, Direita: Fundido
* A etiqueta do painel de fusíveis/relés do seu veículo pode diferir.
Antes de substituir um fusível fundido, desconecte o terminal (-) da bateria (para veículos híbridos plug-in) ou a ficha da bateria (para veículos híbridos).
Se o sistema elétrico não funcionar, comece por inspecionar o painel de fusíveis do lado do condutor.
Substitua sempre um fusível fundido por outro com a mesma classificação.
Se o fusível novo também se fundir, isso significa que há um problema elétrico. Evite utilizar o sistema envolvido e consulte de imediato uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

-
Nunca substitua um fusível por outro com uma classificação diferente.
-
Um fusível com capacidade mais elevada pode provocar danos e um incêndio.
-
Nunca utilize um arame ou folha de alumínio para substituir um fusível, mesmo que seja apenas uma medida temporária. pois poderá provocar danos extensivos nos fios elétricos e até provocar um incêndio.
-
Não modifique ou adicione arbitrariamente a cablagem elétrica do veículo.

-
Ao substituir um fusível ou relé fundido por um novo, certifique-se de que o novo fusível ou relé fica bem fixo pelos respetivos retentores. O relé ou fuso não completamente apertado pode causar danos nos sistemas de ligações elétricas do veículo e possivelmente um incêndio.
-
Não remova fusíveis, relés ou terminais presos por parafusos ou porcas. Se o fizer, os fusíveis, relés e terminais mal apertados poderão provocar um incêndio. Se os fusíveis, relés e terminais presos por parafusos ou porcas estiverem fundidos, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Não coloque outros objetos que não fusíveis ou relés nos terminais dos fusíveis/relés (p. ex. chaves de parafusos ou fios). Isso poderá originar maus contactos e problemas no funcionamento do sistema.
-
Não insira chaves de fendas ou cablagem de outros fabricantes no terminal originalmente concebido apenas para fusíveis e relés. O sistema elétrico e a cablagem do interior do veículo podem ficar danificados ou queimados devido a falha de contacto.
-
Se ligar diretamente o fio das luzes traseiras ou substituir a lâmpada por outra com capacidade superior à regulamentada para instalação, por exemplo, em reboques, o bloco de junção interior pode queimar-se.
-
Não utilize uma chave de fendas ou outro objeto metálico para remover fusíveis, pois poderá provocar um curto-circuito e danificar o sistema.

-
Ao substituir um fusível, coloque a ignição na posição "OFF" (desligado), desligue os interruptores de todos os dispositivos elétricos e, em seguida, desligue o terminal (-) da bateria (para veículos híbridos plug-in) ou a ficha da bateria (para veículos híbridos).
-
A etiqueta do painel de fusíveis/relés do seu veículo pode diferir da aqui mostrada.
-
Aviso de coloração da janela
A coloração da janela (principalmente com película metálica) pode provocar problemas de comunicação ou de má receção de rádio, assim como avarias do sistema de iluminação automática devido à mudança excessiva de iluminação no interior do veículo. A solução utilizada também poderá escorrer para os dispositivos elétricos e eletrónicos provocando avarias ou falhas.