Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Introdução > Requisitos aplicáveis ao combustível > Motor diesel

Motor diesel

Diesel

O motor a diesel tem de ser operado apenas com combustível diesel comercialmente disponível, que esteja em concordância com a norma EN 590 ou norma comparável. (EN significa "European Norm" - Norma Europeia). Não use combustível diesel marítimo, óleos de aquecimento ou aditivos de combustível não aprovados, uma vez que isso irá aumentar o desgaste e causar danos ao motor e ao sistema de combustível. A utilização de combustíveis e/ou aditivos de combustível não aprovados irá resultar numa limitação dos seus direitos de garantia.

É usado combustível diesel acima de cetano 51 no seu veículo. Se estiverem disponíveis dois tipos de combustível, use combustível de verão ou inverno de forma adequada às seguintes condições de temperatura.

  • Acima de -5 °C (23°F)... Combustível diesel de tipo de verão.

  • Abaixo de -5 °C (23°F)... Combustível diesel de tipo de inverno.

Observe cuidadosamente o nível de combustível no depósito: Se o motor parar devido a falha do combustível, os circuitos têm de ser completamente purificados para reiniciar.

CUIDADO

Não deixe entrar água ou gasolina no depósito. Isso faria com que fosse necessário drenar o líquido e purgar as linhas para evitar o entupimento da bomba de injeção e posterior danificação do motor.

CUIDADO

Motores diesel (se equipado com DPF)

Recomenda-se a utilização de combustível diesel regulamentado para automóveis nos veículos com motorização diesel equipados com sistema de filtro de partículas diesel (DPF).

Se utilizar diesel com alto teor de enxofre (acima de 50 ppm) e aditivos não recomendados, o sistema DPF pode sofrer danos e o veículo pode emitir fumo branco.

Biodiesel

As misturas de diesel comercialmente fornecidas não superiores a 7% de biodiesel, vulgarmente conhecidas como "Diesel B7" podem ser usadas no seu veículo se o biodiesel cumprir a EN 14214 ou especificações equivalentes. (EN significa "European Norm" - Norma Europeia). A utilização de biocombustíveis que excedem 7%, feitos a partir de éster metílico de colza (RME), éster metílico de ácido gordo (FAME), éster metílico de óleo vegetal (VME), etc., ou mistura de diesel superior a 7% de biodiesel irá provocar um aumento de desgaste ou danos no motor e no sistema de combustível. A reparação ou substituição de componentes danificados ou gastos devido ao uso de combustíveis não aprovados não será coberta pela garantia do fabricante.

CUIDADO
  • Nunca utilize qualquer combustível, seja diesel ou biodiesel B7 ou outro, que de alguma forma não consiga cumprir a mais recente especificação da indústria do petróleo.

  • Nunca use quaisquer aditivos de combustível ou tratamentos que não sejam recomendados ou aprovados pelo fabricante do veículo.