Bloqueio de diferencial (para (Diesel) 2.5 VGT) (se instalado)
O bloqueio de diferencial, se instalado, destina-se apenas ao diferencial da roda traseira. As características do bloqueio de diferencial são descritas abaixo:
Como acontece com um diferencial convencional, a roda de um lado pode rodar a uma velocidade diferente da roda do outro lado quando o veículo está a virar. A diferença entre um diferencial com bloqueio e um diferencial convencional é que, se a roda de um lado do veículo perder tração, é aplicado um maior binário à roda traseira do outro lado para melhorar a tração.

Na posição de parado, o LD (bloqueio de diferencial) funciona quando ocorre uma diferença da velocidade de rotação entre a roda traseira direita e a roda traseira esquerda.
Podem ser utilizados os seguintes procedimentos para confirmar que o bloqueio do diferencial está a funcionar de forma adequada:
-
Posicione o veículo de modo que uma das rodas esteja sobre uma superfície seca pavimentada e a outra sobre gelo, neve, lama, etc. Conduza o veículo e observe a operação do bloqueio de diferencial. Se o veículo não ficar preso, o diferencial está a funcionar corretamente.
-
Carregue a pouco e pouco no pedal do acelerador e, quando a tração for boa, carregue no pedal com força. Se o veículo acelerar bem, o diferencial está a funcionar corretamente.

Normalmente, o bloqueio de diferencial é engatado e desengatado automaticamente, mas, por vezes, poderá não ser desengatado automaticamente.
Nesse caso, irá sentir que o pneu é arrastado enquanto circula ou vira. Pode desengatá-lo manualmente virando ligeiramente o volante para a direita e para a esquerda enquanto o veículo está a circular devagar.

-
Nunca ligue o motor com a alavanca das mudanças em marcha-atrás ou numa velocidade para a frente se uma das rodas traseiras estiver levantada e a outra em contacto com o piso, pois o veículo poderá saltar para a frente.
-
Se uma das rodas traseiras começar a derrapar em lama, neve, etc., por vezes, o veículo pode ser retirado pressionando mais o pedal do acelerador; no entanto, evite esforçar o motor continuamente em altas rpm, pois isso pode danificar o bloqueio do diferencial.