Condução no inverno
-
Recomendamos que transporte equipamento de emergência, incluindo correntes para pneus, um raspador de gelo para os vidros, um dispositivo de descongelamento do para-brisas, um saco de areia ou sal, foguetes luminosos, uma pequena pá e cabos de corrente.
-
Certifique-se de que tem líquido de refrigeração à base de etileno-glicol suficiente no radiador.
-
Verifique o estado da bateria e os cabos. As baixas temperaturas reduzem a capacidade das baterias, pelo que esta deverá estar em excelentes condições, para fornecer potência de arranque suficiente no Inverno.
-
Certifique-se de que a viscosidade do óleo é adequada ao tempo frio.
-
Verifique se existem ligações soltas ou danos no sistema de ignição.
-
Utilize líquido de lavagem do para-brisas com fórmula anticongelante. (Não utilize líquido de refrigeração do motor anticongelante.)
-
Não utilize o travão de estacionamento caso exista a possibilidade de este congelar. Ao estacionar, engrene a 1.ª (Primeira) ou R (Marcha-atrás) e bloqueie as rodas traseiras.
Pneus de neve
Se colocar pneus de neve no seu Kia, certifique-se de que se trata de pneus radiais com o mesmo tamanho e capacidade de carga dos pneus de origem. Coloque pneus de neve nas quatro rodas para equilibrar a capacidade de manobra do veículo em quaisquer condições climatéricas. Lembre-se de que a tração oferecida pelos pneus de neve em estradas secas poderá não ser tão elevada como a dos pneus do equipamento de origem do veículo. Conduza com cuidado mesmo que as estradas se apresentem livres de neve e gelo. Para se informar sobre a velocidade máxima recomendada, contacte o concessionário que lhe forneceu os pneus.

Tamanho dos pneus de neve
Os pneus de neve devem ser de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus de série do veículo. Caso contrário, pode comprometer a segurança e a capacidade de manobra do seu veículo.
Não instale pneus com pernos sem se informar primeiro da existência ou não de regulamentos locais ou nacionais que restrinjam a sua utilização.
Correntes para pneus
Dada a menor espessura das faixas laterais dos pneus radiais, estes podem danificar-se com a instalação de certos tipos de correntes para a neve. Assim, recomenda-se a utilização de pneus de neve em vez de correntes. Não coloque correntes nos pneus de veículos equipados com jantes de alumínio, pois as correntes podem danificá-las. Se tiver de utilizar correntes, utilize correntes de arame com uma espessura inferior a 15 mm (0,59 in). A colocação de correntes incorretas pode causar danos no veículo que não serão cobertos pela garantia do fabricante.
Instale as correntes apenas nos pneus traseiros.

-
Certifique-se de que as correntes para a neve são do tamanho e do tipo adequados para os seus pneus. A colocação de correntes incorretas pode causar danos na carroçaria e na suspensão do veículo, que não serão cobertos pela garantia do fabricante. De igual modo, os ganchos de fixação das correntes podem danificar-se em contacto com os componentes do veículo, fazendo com que as correntes fiquem lassas nos pneus. Certifique-se de que instala correntes certificadas SAE classe "S".
-
Inspecione sempre a instalação das correntes para verificar o seu ajustamento seguro aos pneus depois de percorrer aproximadamente 0,5 a 1 km (0,3 a 0,6 milhas). Se as correntes estiverem folgadas, volte a apertá-las ou repita a operação de colocação.
Para instalar as correntes, siga as instruções do fabricante e coloque-as o mais justo possível aos pneus. Conduza devagar com correntes colocadas. Se ouvir as correntes tocar na carroçaria ou no chassis, pare o veículo e aperte-as. Se continuar a ouvir o mesmo ruído, abrande até ele parar. Assim que entrar em estradas sem neve nem gelo, retire as correntes.

Colocação de correntes
Para colocar as correntes, estacione o veículo num local plano e afastado do trânsito. Acenda as luzes intermitentes de emergência e coloque o triângulo de pré-sinalização de perigo atrás do veículo. Antes de instalar as correntes, engate sempre o travão de estacionamento e desligue o motor.

Correntes para pneus
-
A utilização de correntes pode prejudicar a capacidade de manobra do veículo.
-
Não ultrapasse os 30 km/h (20 mph) ou o limite de velocidade recomendado pelo fabricante das correntes (consoante o mais baixo).
-
Conduza com cuidado e evite lombas, buracos, viragens bruscas e outras situações de risco na estrada que possam fazer o veículo saltar.
-
Evite viragens bruscas ou travar com as rodas bloqueadas.

-
A utilização de correntes com o tamanho incorreto ou mal colocadas pode danificar as maxilas dos travões, a suspensão, a carroçaria e as rodas do veículo.
-
Pare de conduzir e volte a apertar as correntes sempre que as ouvir bater no veículo.
Conduza o veículo caso ocorra a condensação e acumulação de vapor de água no interior dos tubos de escape
Se, durante o inverno, o veículo for imobilizado durante um período de tempo prolongado com o motor a trabalhar, pode ocorrer condensação e acumulação de vapor de água no interior dos tubos de escape. A presença de água nos tubos de escape pode causar ruído, etc., mas esta é drenada caso o veículo seja conduzido a uma velocidade média a alta.