Para um melhor funcionamento da bateria

-
Mantenha a bateria devidamente segura e apoiada.
-
Mantenha a parte superior da bateria limpa e seca.
-
Mantenha os bornes e as ligações limpos, apertados e revestidos com vaselina ou lubrificante para bornes de bateria.
-
Lave imediatamente o eletrólito derramado da bateria com uma solução de água e bicarbonato de sódio.
-
Se pretender deixar o veículo parado por muito tempo, desligue os cabos da bateria.
NOTAA bateria de origem do seu veículo é isenta de manutenção. Se o seu veículo estiver equipado com uma bateria com as marcas LOWER e UPPER na parte lateral, é possível verificar o seu nível de eletrólito. O nível de eletrólito deve situar-se entre o LOWER e o UPPER. Se o nível de eletrólito for baixo, será necessário acrescentar água destilada (desmineralizada) (nunca acrescente ácido sulfúrico ou outro eletrólito). Quando reabastecer a bateria, tenha cuidado para não salpicar de eletrólito a bateria e os componentes adjacentes. Não encha demasiado as células da bateria. uma vez que isso poderá provocar corrosão noutras peças. Depois, certifique-se de que as tampas das células ficam bem apertadas. Contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Perigos relacionados com a bateria





Se o eletrólito entrar em contacto com a pele, lave bem a zona de contacto.
Se sentir dor ou uma sensação de queimadura, procure imediatamente assistência médica.


-
Ao levantar uma bateria com invólucro plástico, uma pressão excessiva no invólucro pode originar uma fuga de ácido da bateria, causando lesões pessoais. Levante a bateria com a ajuda de um suporte ou com as mãos em cantos opostos.
-
Nunca tente recarregar a bateria com os cabos desta ligados.
-
O sistema de ignição elétrico funciona em alta tensão. Nunca toque nos seus componentes com o motor a trabalhar ou a ignição ligada.
O desrespeito dos avisos anteriores pode resultar em lesões graves ou fatais.

-
Quando não utilizar o veículo durante muito tempo, em regiões de baixas temperaturas, retire-lhe a bateria e guarde-a em casa.
-
Em regiões de baixas temperaturas, carregue sempre a bateria na totalidade, para evitar danos na mesma.
-
Se ligar dispositivos eletrónicos não homologados à bateria, esta poderá ficar descarregada. Nunca ligue dispositivos não homologados à bateria.