Barras de reboque
Importa ter o equipamento de engate correto. Os ventos laterais, grandes camiões em circulação e estradas de piso irregular são algumas das razões que tornam necessário escolher a barra de reboque correta. Eis algumas regras a cumprir:
-
Necessita de fazer orifícios na carroçaria do seu veículo para instalar uma barra de reboque? Se for o caso, lembre-se de vedar os orifícios quando retirar a barra de reboque.
Caso contrário, o monóxido de carbono (CO), um gás mortal que sai do tubo de escape, poeiras e água poderão penetrar no interior do seu veículo.
-
Os para-choques do veículo não se destinam à instalação de engates para reboque. Não instale sistemas de engate de reboques alugados nem quaisquer outros sistemas de engate no para-choques. Utilize apenas um engate para reboque que seja instalado num elemento estrutural do seu veículo, que não seja instalado no para-choques.
-
Nenhuma parte da matrícula traseira ou dos dispositivos de iluminação traseiros do veículo pode estar escurecida pelo dispositivo de engate mecânico.
Se houver uma possibilidade de a matrícula traseira e/ou os dispositivos de iluminação serem parcialmente obscurecidos por qualquer parte do dispositivo de engate mecânico, não serão permitidos dispositivos de engate mecânico que não possam ser facilmente removidos ou reposicionados sem necessidade de quaisquer ferramentas, exceto se se tratar de uma chave de desengate de operação simples (ou seja, um esforço inferior a 20 Nm) fornecida pelo fabricante do dispositivo de engate.
Tenha em consideração que o dispositivo de engate mecânico que está instalado mas que não está a ser utilizado deve sempre ser removido ou reposicionado se a matrícula e/ou os dispositivos de iluminação traseiros forem obscurecidos por qualquer parte do dispositivo de engate mecânico.