Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Sistema de segurança do seu veículo > Airbag - sistema de retenção suplementar > Airbag dianteiro do condutor e do passageiro

Airbag dianteiro do condutor e do passageiro (se instalado)

Airbag do condutor

O seu veículo está equipado com um Sistema de Retenção Suplementar (Airbag) e com cintos de segurança colo/ombro na posição de sentado do condutor.

A presença do sistema é assinalada pelas palavras “AIRBAG” gravadas na tampa almofadada do airbag no volante.

O SRS é formado por um airbag instalado sob a tampa almofadada no centro do volante.

O objetivo do SRS é garantir ao condutor uma proteção adicional que complementa o sistema de cintos de segurança em caso de impacto frontal suficientemente forte.

Airbag dianteiro do passageiro

O SRS é formado por airbags instalados sob as tampas almofadadas no centro do volante e no painel frontal do passageiro por cima do porta-luvas.

O objetivo do SRS é garantir ao condutor e/ou ao passageiro dianteiro uma proteção adicional que complementa o sistema de cintos de segurança em caso de impacto frontal suficientemente forte. O SRS utiliza sensores para recolher informações sobre a posição do assento do condutor, a utilização do cinto de segurança pelo condutor e pelo passageiro dianteiro e a gravidade do impacto.

AVISO

Utilize sempre cintos de segurança e cadeiras de criança, seja onde, com quem e em que circunstâncias for! Os airbags são insuflados repentinamente, com uma força considerável. Os cintos de segurança mantêm os ocupantes numa posição correta para maximizar a proteção oferecida pelos airbags. Os ocupantes que viajarem numa posição incorreta e sem cinto de segurança poderão sofrer lesões graves aquando do enchimento dos airbags. Siga sempre as precauções a ter com os cintos de segurança, airbags e ocupantes referidas neste manual.

Para diminuir as possibilidades de ferimentos graves ou fatais e aumentar a proteção e a segurança oferecidas pelo sistema de retenção:

  • Os airbags dianteiros podem provocar ferimentos nos ocupantes mal posicionados nos bancos dianteiros.

  • Sem comprometer a sua posição de condução e o controlo do veículo, recue o seu banco o mais possível para se afastar dos airbags dianteiros.

  • O condutor e os passageiros nunca devem sentar-se demasiado perto dos airbags, ou encostar-se a estes. Se estiverem mal posicionados, poderão sofrer ferimentos graves, provocados pelo enchimento dos airbags.

  • Nunca se encoste à porta ou à consola central, sente-se sempre na vertical.

  • Não coloque objetos sobre ou perto dos módulos dos airbags instalados no volante, painel de instrumentos ou painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas. Esses objetos podem tornar-se contundentes se o veículo sofrer uma colisão suficientemente forte para ativar os airbags.

  • Não force nem desligue as cablagens ou outros componentes do sistema SRS. Se o fizer, poderá sofrer ferimentos provocados pela ativação acidental dos airbags ou pela inutilização do sistema SRS.

  • Se a luz de aviso do airbag SRS permanecer acesa com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

  • Os airbags só podem ser utilizados uma vez. Mande substituir o sistema numa oficina profissional.

    A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

  • O sistema SRS foi concebido para ativar os airbags dianteiros apenas se o impacto sofrido for suficientemente forte e tiver um ângulo inferior a 30° em relação ao eixo longitudinal dianteiro do veículo. Além disso, os airbags só se ativam uma vez. Os cintos de segurança têm de ser sempre colocados.

  • Os airbags dianteiros não foram concebidos para ser ativados em impactos laterais, impactos traseiros ou capotamentos.

    Além disso, os airbags dianteiros não são ativados em colisões frontais abaixo do limiar de ativação.

  • Se um(a) jovem com mais de 13 anos tiver de se sentar no banco do passageiro da frente, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.

  • Para aumentar a proteção e a segurança em todos os tipos de colisões, todos os ocupantes, incluindo o condutor, devem colocar sempre os cintos de segurança, haja ou não airbag para o seu lugar, de modo a reduzir os riscos de ferimentos graves ou fatais em caso de colisão.

    Nunca se sente demasiado perto dos airbags, nem se encoste a eles.

  • Um ocupante sentado incorretamente ou fora de posição pode sofrer ferimentos graves ou fatais em caso de colisão. Os ocupantes devem viajar sentados numa posição vertical e com as costas do respetivo banco na mesma posição, centrados no assento do banco, com os cintos de segurança colocados, as pernas confortavelmente estendidas e os pés assentes no piso, até o veículo estacionar e a chave ser retirada da ignição.

  • O sistema SRS de airbags tem de atuar muito rapidamente para oferecer proteção em caso de colisão. E se um ocupante estiver mal posicionado por não ter o cinto de segurança colocado, o airbag pode atingi-lo de modo a causar-lhe ferimentos graves ou fatais.

Sensores de colisão dos airbags

1

2

  1. Módulo de controlo SRS (se instalado)

  2. Sensor de impacto dianteiro (se instalado)

AVISO
  • Não bata, nem deixe que objetos embatam, nos pontos de instalação do airbag ou dos sensores. Isso pode levar à ativação extemporânea dos airbags, resultando em ferimentos graves ou fatais.

  • Se o ponto de instalação ou o ângulo dos sensores forem alterados de alguma forma, o airbag poderá ativar-se na altura errada, ou não se ativar na altura necessária, provocando ferimentos graves ou fatais.

    Por conseguinte, não tente realizar trabalhos de manutenção nos sensores dos airbags ou em redor dos mesmos. Mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

  • Poderão ocorrer problemas se os ângulos de instalação dos sensores forem alterados devido a uma deformação do para-choques dianteiro ou da carroçaria. Neste caso, mande fazer a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

  • O seu veículo foi concebido para absorver o impacto e ativar o(s) airbag(s) em determinadas colisões.

    Utilize apenas peças genuínas Kia, ou de padrão equivalente, para instalar proteções de para-choques ou substituir um para-choques. Caso contrário, tal pode afetar negativamente o desempenho do acionamento de colisão e airbag do seu veículo.

Condições de insuflação dos airbags

O airbag dianteiro foi concebido para encher em caso de colisão frontal, em função da intensidade, da velocidade ou dos ângulos de impacto dessa colisão.

Condições de não enchimento dos airbags

  • O airbag poderá não encher em certas colisões a baixa velocidade. Nestes casos, o airbag foi concebido para não se ativar, pois não aumentaria o nível de proteção já oferecido pelos cintos de segurança.

  • O airbag não foi concebido para encher em colisões traseiras, visto que os ocupantes são deslocados para trás pela força do impacto. Neste caso, o enchimento do airbag não traria qualquer vantagem adicional em termos de proteção dos ocupantes.

  • O airbag dianteiro pode não encher em colisões de impacto lateral, visto que os ocupantes se deslocam na direção da colisão e, uma vez mais, neste caso o enchimento do airbag não traria qualquer vantagem adicional em termos de proteção dos ocupantes.

  • Numa colisão inclinada ou angular, a força do impacto poderá fazer deslocar os ocupantes numa direção em que o airbag poderia não oferecer qualquer proteção suplementar, pelo que os sensores poderão não ativar nenhum airbag.

  • Imediatamente antes do impacto, é frequente os condutores travarem a fundo. Esta travagem a fundo faz baixar a dianteira do veículo, que pode assim ficar “encaixada” por baixo de outro veículo com uma altura ao solo mais elevada. O airbag poderá não encher nesta situação, já que as forças de desaceleração detetadas pelos sensores poderão ser significativamente reduzidas por estas colisões “com rebaixamento”.

  • O airbag não enche na maioria dos acidentes com capotamento.

  • O airbag pode não encher se o veículo colidir com objetos tais como postes ou árvores. Nestas colisões, o ponto de impacto está centrado numa área, e a força total do impacto pode não chegar aos sensores.