Banco

Objetos soltos
A presença de objetos soltos junto aos pés do condutor pode interferir com a utilização dos pedais e provocar um acidente. Não coloque nada debaixo dos bancos dianteiros.

Colocar bancos na posição vertical
Ao recolocar o encosto do banco na sua posição vertical, agarre-o e movimente-o devagar até essa posição, certificando-se de que não existem outros ocupantes em redor do banco. Se o encosto do banco for recolocado na sua posição vertical sem ser agarrado ou controlado, saltará para essa posição com violência, podendo resultar em ferimentos caso alguém seja atingido.

Responsabilidade do condutor pelos passageiros
Viajar num automóvel com o encosto do banco do passageiro reclinadas pode originar lesões graves ou fatais em caso de acidente. Se o banco do passageiro estiver reclinado durante um acidente, as ancas do ocupante poderão escorregar por baixo da parte transversal do cinto de segurança e exercer uma grande força sobre o abdómen desprotegido, Podem daí advir lesões internas graves ou fatais. Assim, o condutor tem de avisar o passageiro para manter o encosto do banco na vertical sempre que o veículo esteja em andamento.

Não utilize uma almofada sobre o assento do banco com o objetivo de reduzir a fricção entre o banco e o passageiro. Em caso de acidente ou travagem brusca, as ancas do ocupante poderão deslizar por baixo da parte transversal do cinto de segurança, provocando lesões internas graves ou até mesmo fatais devido ao funcionamento anormal do cinto de segurança.

Banco do condutor
-
Nunca tente regular o banco com o veículo em andamento. Se o fizer, poderá perder o controlo do veículo e ter um acidente causador de morte, lesões graves ou danos materiais.
-
Não deixe nenhum objeto interferir com a posição normal do encosto do banco. A arrumação de objetos contra o encosto do banco ou de forma a interferir com o encaixe na posição correta do curso das mesmas pode resultar em lesões graves ou fatais em caso de travagem brusca ou colisão.
-
Conduza sempre com as costas do banco na vertical e a parte do cinto de segurança que prende o colo confortavelmente ajustada às ancas. Esta é a posição que melhor protege o condutor em caso de acidente.
-
Para evitar lesões desnecessárias, e mesmo graves, causadas pelos airbags, sente-se sempre o mais atrás possível em relação ao volante, mantendo uma posição confortável para controlar o veículo. Recomenda-se que tenha o tórax a uma distância mínima de 25 cm do volante.

Encostos dos bancos traseiros
-
O encosto do banco traseiro deve estar bem preso. Caso contrário, os passageiros e os objetos poderão ser projetados para a frente, existindo então o perigo de ferimentos graves ou fatais na eventualidade de uma travagem brusca ou de colisão.
-
A bagagem e outros tipos de carga devem ser transportados horizontalmente no espaço de carga. Se os objetos forem grandes, pesados ou tiverem de ser empilhados, deverão ser devidamente fixados.
Em circunstância alguma a carga empilhada poderá exceder a altura dos encostos dos bancos. O incumprimento destes avisos poderá resultar em ferimentos graves ou mesmo fatais em caso de travagem brusca, colisão ou capotamento.
-
Os passageiros não podem viajar no espaço de carga, nem sentar-se ou deitar-se nos bancos traseiros com os encostos rebatidos com o veículo em andamento. Todos os passageiros devem estar sentados nos bancos de forma adequada e devem colocar o cinto enquanto o veículo estiver em andamento.
-
Quando colocar o encosto dos bancos na posição vertical, assegure-se de que os mesmos estão encaixados em segurança nesta nova posição, movimentando para isso os encostos para a frente e para trás.
-
Para evitar a possibilidade de queimaduras, não remova o tapete da bagageira. Pois os dispositivos de controlo de emissões situados sob o mesmo geram temperaturas elevadas.

Depois de ajustar o banco, verifique se este ficou bem preso no lugar, movimentando-o para frente ou para trás sem acionar a alavanca de desbloqueio. Um movimento brusco ou inesperado do banco do condutor pode causar a perda de controlo do veículo e resultar num acidente.

-
Não ajuste o banco se tiver o cinto de segurança colocado. O movimento da almofada do banco para a frente pode causar uma pressão forte no abdómen.
-
Quando proceder ao ajuste do banco, tenha o máximo cuidado para evitar entalar as mãos ou algum objeto no mecanismo.
-
Não coloque o seu isqueiro no piso do carro ou sobre o banco. O processo de regulação do banco poderia provocar a libertação do gás do isqueiro e causar um incêndio.
-
Se estiverem passageiros nos bancos traseiros, tenha cuidado ao ajustar a posição do banco dianteiro.
-
Tenha muito cuidado quando for apanhar pequenos objetos por baixo dos bancos ou entre o banco e a consola central. Pode sofrer cortes ou lesões nas mãos nas arestas afiadas do mecanismo do banco.

Precauções com as coberturas dos assentos
-
Tenha cuidado ao trabalhar sobre a cobertura do assento. Poderá ocorrer um curto-circuito ou desconexão, que poderão provocar ruído, danos no sistema de ventilação, ou até um incêndio.
-
Tenha em atenção fios ou saídas de ar ao colocar a cobertura do assento, ou ao cobrir o assento com uma cobertura de plástico. Poderá ocorrer um curto-circuito, que poderá provocar um incêndio.
Opção de assentos em couro
-
Os bancos dos nossos carros são forrados com uma combinação de pele artificial e genuína. A pele genuína é feita da pele exterior de um animal, submetida a um processo especial para poder ser usada. Uma vez que se trata de uma substância natural, cada parte é diferente em espessura e densidade. Além disso, podem surgir rugas dependendo da temperatura e humidade.
-
O assento é feito de tecido elástico, para maior conforto.
-
As partes em contacto com o corpo são curvas e a zona de apoio lateral é alta, para maior conforto e estabilidade na condução.
-
Poderão surgir rugas como consequência natural do uso. Não se trata de um defeito do produto.

-
Rugas ou desgastes que possam surgir como consequência natural do uso não são abrangidas pela garantia.
-
Os cintos com acessórios metálicos, os fechos ou as chaves no interior do bolso de trás podem danificar o tecido dos bancos.
-
Certifique-se de que não molha o banco. Poderá alterar a composição do couro.
-
Jeans ou outras roupas que desbotem podem danificar a superfície do tecido da cobertura do assento.