Para operação segura de tração a quatro as rodas
-
O seu veículo permite-lhe conduzir em estradas e fora das estradas.
-
Contudo, não tente atravessar água profunda ou lama, ou colinas íngremes.
-
Quando subir ou descer colinas, conduza o mais retamente possível. Tenha muito cuidado ao subir ou descer colinas íngremes, uma vez que pode capotar o veículo dependendo das condições da inclinação, do terreno e de água/lama.

Encostas íngremes
A condução pelo contorno de colinas íngremes pode ser extremamente perigoso.
Este perigo pode ter origem em ligeiras variações no ângulo da colina que podem desestabilizar o veículo. Mesmo que o veículo se consiga manter estável com o motor ligado, poderá perder essa estabilidade e rolar sem aviso e sem tempo para que corrija um erro que pode causar ferimentos graves ou morte.
-
Tem de aprender a fazer curvas num veículo 4WD o mais rapidamente possível. Não confie na sua experiência em veículos 2WD convencionais para escolher uma velocidade segura para curvar. Tem de conduzir mais devagar.
-
Conduza com precaução fora da estrada, pois poderão ocorrer danos no veículo devido a pedras ou raízes de árvores. Antes de iniciar, familiarize-se com as condições todo-o-terreno com as quais irá deparar-se.

Fazer curvas
Reduza a velocidade quando fizer curvas. O centro de gravidade dos veículos 4WD é mais elevado do que a dos veículos 2WD convencionais, tornando-os mais propensos a capotar quando faz curvas demasiado muito rápido.

Não segure no volante pelo lado de dentro quando está a conduzir fora de estrada.
Pode magoar o braço devido a uma manobra súbita ou de ressalto do volante devido ao impacto com objetos no solo. Isso pode fazer com que perca controlo do volante.
-
Durante a condução fora de estrada, mantenha sempre as mãos firmes no volante.
-
Certifique-se de que todos os passageiros têm os cintos de segurança colocados.
-
Não conduza em água, se o nível for superior ao do fundo dos cubos das rodas.
-
Verifique a condição dos travões quando está fora da lama ou da água. Pressione o pedal do travão várias vezes à medida que move o veículo lentamente até sentir as forças normais de travagem a voltar.

Se está a conduzir com vento forte, o maior centro de gravidade do veículo diminui a sua capacidade de controlo da direção e requer que conduza mais devagar.

Se conduzir rápido demais na água, gotas de água podem entrar no compartimento do motor e molhar o sistema de ignição, fazendo com que o veículo pare repentinamente. Se isso acontecer e o seu veículo está numa posição inclinada, o seu veículo pode capotar.