Precauções de segurança para o veículo elétrico
Se ocorrer um acidente
Se for necessário rebocar o veículo com um equipamento de pronto-socorro de cama plana ou dollies com todas as rodas levantadas do chão.



-
Rodas
Se for necessário rebocar o veículo utilizando apenas duas rodas, levante as rodas traseiras do solo e reboque o veículo.
Se for necessário fazer o veículo rolar para ser colocado num reboque de caixa plana, execute o seguinte:
-
Primeiro, prima o pedal do travão e liberte o travão de estacionamento.
-
Aguarde 3 minutos ou mais antes de abrir a porta do condutor e o veículo permanecerá no modo POWER ON e N (Ponto-morto).
-
Se a porta do condutor for aberta dentro do período de 3 minutos, o veículo muda automaticamente para P (Estacionamento), o veículo desliga-se e as rodas dianteiras permanecem bloqueadas.
Conetor de interbloqueio de serviço

O conector de interbloqueio de serviço, situado no compartimento do motor, é um dispositivo de segurança que desativa a alta tensão da bateria. Destina-se a inspeções do veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
Para aceder ao conector de interbloqueio de serviço, abra o capô e retire o painel de fusíveis do compartimento do motor ().

-
Evite entrar em contacto com o conector de interbloqueio de serviço para evitar ferimentos graves ou morte por choque elétrico.
-
Se for necessário efetuar a inspeção ou manutenção do conector de interbloqueio de serviço, solicite a inspeção do veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Desligue ou adultere o conector de interbloqueio de serviço apenas em caso de emergência, uma vez que pode causar problemas significativos no veículo, tais como falhas no arranque.
Outras precauções a ter com o veículo elétrico
-
Quando pinta o veículo ou aplica um tratamento térmico ao veículo devido a um acidente, e/ou efetua trabalhos de soldagem no veículo, o desempenho da bateria de alta tensão poderá diminuir. Se for necessário tratamento térmico, solicite a inspeção do veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro Kia autorizado e solicite a remoção da bateria de AT antes de efetuar qualquer reparação.

-
Quando ocorrer um acidente entre veículos, mova o veículo para um local seguro, desligue o veículo e remova o terminal da bateria auxiliar (12 V) para impedir a fuga de eletricidade de alta tensão.
-
Se os cabos elétricos estiverem expostos no interior ou no exterior do veículo, não toque nos cabos. Além disso, não toque no fio elétrico de alta tensão (cor de laranja), na ficha nem em qualquer componente ou dispositivo elétrico. Tal poderá provocar choques elétricos e ferimentos.
-
Quando ocorrer um acidente entre veículos e a bateria de alta tensão ficar danificada, poderá ocorrer uma fuga de gases nocivos e de eletrólitos. Tenha cuidado para não tocar na fuga de líquido.
Quando suspeitar de fugas de gases inflamáveis e outros gases nocivos, abra os vidros e evacue para um lugar seguro. Se qualquer fuga de fluido entrar em contacto com os olhos ou com a pele, limpe imediatamente e de forma minuciosa a área afetada com água da torneira ou com uma solução salina e procure assistência médica assim que possível.
-
Se ocorrer um incêndio de pequena escala, utilize um extintor de incêndios (ABC, BC) adequado para fogos elétricos. Se não for possível extinguir o incêndio rapidamente, mantenha a uma distância segura do veículo e chame imediatamente os bombeiros locais.
Além disso, informe-os que está envolvido um veículo elétrico.
Se o incêndio alastrar para a bateria de alta tensão, é necessária uma grande quantidade de água para extinguir o incêndio. A utilização de uma pequena quantidade de água ou de extintores de incêndio não indicados para incêndios elétricos poderá causar lesões graves ou fatais devido aos choques elétricos.
-
Se não conseguir apagar o incêndio rapidamente, a bateria de alta tensão pode explodir. Afaste-se para um local seguro e não deixe pessoas aproximarem-se do local.
Contacte os bombeiros e notifique-os de um incêndio num veículo elétrico.
Se o veículo ficar inundado com água, desligue imediatamente o veículo e evacue para um local seguro. Contacte os bombeiros ou uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
-
Se rebocar o veículo com as rodas em contacto com o solo, o motor do veículo pode gerar eletricidade e danificar os componentes do motor ou poderá ainda provocar um incêndio.
-
Quando ocorre um incêndio num veículo devido à bateria, existe o risco de um segundo incêndio. Contacte os bombeiros locais quando rebocar o veículo.
-
Ao limpar o compartimento do motor, não faça lavagens com água de alta pressão. Tal poderá causar um choque elétrico devido a uma descarga de eletricidade de alta tensão, ou danificar o sistema elétrico do veículo.
-
Nunca desligue o interruptor de recorte de alta voltagem, a não ser em caso de emergência. Poderão ocorrer vários problemas, como o veículo não arrancar.

-
Não utilize, instale nem remodele peças não originais. Tal poderá danificar o sistema de alimentação elétrica.
-
O veículo AWD nunca deve ser rebocado com as rodas no chão. Isso pode causar danos graves à caixa de velocidades ou ao sistema AWD.

Se aplicar demasiada força na alavanca do interruptor ao desligar a bateria de alta tensão pode danificar gravemente o interruptor de recorte de alta voltagem.