Impacto sobre a autonomia
A autonomia é apresentada de forma diferente consoante o modo de condução selecionado no sistema de controlo integrado do modo de condução.
Para mais informações, consulte
-
A autonomia depende do estilo de condução, uso da carga elétrica, ambiente e energia na bateria de alta tensão. A autonomia exibida no veículo poderá ser superior ou inferior ao intervalo de certificação devido ao facto de estes efeitos serem considerados.
-
O estilo de condução refere-se a velocidade de condução e tendência para acelerar/desacelerar. Quanto maior for a velocidade, ou mais frequente a aceleração/desaceleração, menor será a autonomia.
-
A aplicação de cargas elétricas adicionais como ar condicionado, aquecimento, iluminação ou dispositivos auxiliares resulta numa autonomia reduzida também.
-
Ambiente refere-se a condições climáticas, temperatura e terreno. A autonomia é reduzida na presença de neve/ chuva/ ventos fortes ou temperaturas baixas, em subidas ou em superfícies escorregadias ou ásperas.
-
A energia da bateria de alta tensão é proporcional ao SOC (quantidade de carga), mas pode variar consoante a temperatura da bateria, SOH (saúde da bateria), etc.
Alteração da autonomia ao carregar até 100%
-
Se a autonomia for reduzida devido à aprendizagem do estilo de condução ou do ambiente no qual o veículo é usado, a autonomia poderá subir novamente ao conduzir o veículo de acordo com as "dicas para melhorar a autonomia". A autonomia pode ser reposta na oficina, porém este processo não aumenta a autonomia na realidade. Sendo assim, a autonomia poderá ser imprecisa até que seja feita uma aprendizagem.
-
A autonomia diminui quando a temperatura da bateria de alta tensão for baixa durante o inverno. Não se trata de uma mudança permanente. A autonomia é restabelecida se a temperatura subir.
-
A redução do uso de cargas elétricas aumenta a autonomia.
-
A degradação natural da bateria de alta tensão ocorre consoante o tempo de uso do veículo, resultando numa redução da autonomia.
Dicas para melhorar a autonomia.
-
À medida que os veículos elétricos aceleram, a resistência do ar aumenta rapidamente. Sendo assim, acelerações suaves ajudam na autonomia.
-
É consumida uma considerável quantidade de energia durante acelerações rápidas. A travagem regenerativa do motor é restringida durante uma desaceleração rápida. Deve manter a posição do pedal do acelerador constante e deve conduzir a uma velocidade constante.
-
Uma operação excessiva do sistema de aquecimento e ar condicionado pode aumentar o consumo de energia e, por consequência, diminuir a autonomia. Ao definir automaticamente a temperatura como 22 °C (72 °F), é possível obter um consumo energético otimizado. Em particular, usar um banco aquecido e reduzir o aquecimento central durante o inverno pode ser muito útil. Desligue o sistema de aquecimento e ar condicionado quando estes não forem necessários.
-
Selecionar o modo de recirculação consome menos energia do que selecionar o modo fresco. No modo fresco, o consumo de energia é elevado visto que o ar exterior precisa de ser reaquecido ou arrefecido. Ao conduzir com a janela aberta, a resistência do ar aumenta, assim como uso do sistema de aquecimento e ar condicionado. Deve fechar a janela na totalidade ao conduzir, de forma a reduzir o consumo de energia.
-
Se estiver apenas o condutor dentro do veículo, use o modo DRIVER ONLY ao operar o sistema de aquecimento e ar condicionado.
-
Mantenha sempre a pressão para pneus especificada e use pneus exclusivamente desenvolvidos para veículos elétricos.
-
Não utilize componentes elétricos desnecessários durante a condução.
-
Não carregue itens desnecessários no veículo.
-
Não monte peças que possam aumentar a resistência ao ar.