Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Manutenção > Pneus e rodas > Substituição de pneus

Substituição de pneus

A: Indicador de desgaste dos pneus

Se o desgaste do pneu for regular, aparecerá uma faixa sólida ao longo do piso como indicador de desgaste.

Esta faixa mostra que há menos de 1,6 mm (1/16 pol.) de piso no pneu. Se isso acontecer, substitua o pneu.

Não espere até a faixa aparecer ao longo de todo o piso para substituir o pneu.

Substituição do pneu sobresselente compacto (se instalado)

O piso de um pneu sobresselente compacto tem menos tempo de vida útil do que o de um pneu com dimensões normais. Substitua-o quando vir as barras indicadoras de desgaste no pneu. O pneu sobresselente compacto de substituição deve ter o mesmo tamanho e design do pneu fornecido com o seu novo veículo e deve ser montado na mesma roda do pneu sobresselente compacto. O pneu sobresselente compacto não foi concebido para ser instalado numa jante com dimensões normais, da mesma maneira que a jante do pneu sobresselente compacto não foi concebida para permitir a instalação de um pneu de tamanho normal.

AVISO

Para reduzir as hipóteses de ferimentos sérios ou fatais, devido a um acidente causado pela falha dos pneus ou perda de controlo do veículo:

  • Substitua os pneus que se apresentem gastos, com um desgaste desigual ou com danos. Pneus gastos podem causar perda de eficiência de travagem, de controlo da direção e de tração.

  • Não conduza o veículo com pressão a menos ou a mais nos pneus. Isto pode causar desgaste irregular e falha dos pneus.

  • Quando substituir os pneus, nunca misture pneus radiais e diagonais no mesmo carro. Deve substituir todos os pneus (incluindo o sobresselente) caso se mude de pneus radiais para diagonais.

  • É melhor substituir os quatro pneus em simultâneo. Se isso não for possível, ou não for necessário, substitua então os dois da frente ou os dois de trás, aos pares.

    Se substituir apenas um pneu, poderá afetar gravemente a condução do seu veículo.

  • A utilização de pneus que não os de tamanho recomendado pode causar características incomuns de manuseamento e fraco controlo do veículo, resultando em acidentes graves.

  • As rodas que não cumpram as especificações da Kia poderão não encaixar bem e causar danos ao veículo ou manuseamento incomum e fraco controlo do veículo.

  • O ABS funciona através da comparação da velocidade das rodas. As dimensões das rodas podem afetar a velocidade destas. Ao substituir os 4 pneus, estes devem ter as mesmas dimensões, tipo, construção e padrão do piso dos pneus de origem do veículo. Se utilizar pneus de dimensões diferentes, poderá fazer com que o ABS (sistema de travagem antibloqueio) e o ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade) não funcionem regularmente.

CUIDADO

Quando substituir os pneus, volte a verificar e apertar as porcas da roda após conduzir durante cerca de 50 km (31 milhas) e novamente após 1 000 km (620 milhas). Se o volante oscilar ou o veículo vibrar durante a condução, o pneu não está bem equilibrado. Alinhe os pneus. Se o problema não ficar resolvido, contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

NOTA

Recomendamos que quando substituir os pneus, estes devem ter as mesmas dimensões dos pneus de origem dos veículos. Caso contrário, isso afeta a performance de condução.