Registadores de dados de ocorrências e recolha de dados do veículo
Este veículo encontra-se equipado com um gravador de dados de eventos (EDR). O principal objetivo de um EDR consiste em registar, em certas situações de colisão ou de quase colisão, tais como a ativação de um airbag ou o embate num obstáculo na estrada, todos os dados que possam ajudar a compreender o funcionamento e o desempenho dos sistemas de um veículo. O EDR foi concebido para registar dados relacionados com a dinâmica e os sistemas de segurança do veículo durante um curto período, normalmente 30 segundos ou menos. O EDR presente neste veículo foi concebido para registar dados que incluem:
-
A forma como os vários sistemas do seu veículo estavam a funcionar;
-
Se os cintos de segurança do condutor e do passageiro estavam ou não colocados/apertados;
-
O grau de pressão exercida pelo condutor sobre o pedal do acelerador e/ou do travão (no caso de haver); e,
-
Com que rapidez o veículo viajava.
Estes dados podem ajudar a compreender melhor as circunstâncias em que ocorrem os acidentes e as lesões. NOTA: o EDR só regista os dados do seu veículo se ocorrer uma situação de acidente não trivial; em condições normais de condução, o EDR não regista quaisquer dados e os dados pessoais (por exemplo, nome, sexo, idade e local do acidente) não são registados. No entanto, outras entidades, como os serviços policiais, poderão combinar os dados do EDR com o tipo de dados de identificação pessoal habitualmente obtidos durante a investigação de um acidente.
Para ler os dados registados por um EDR, é necessário equipamento especial, bem como acesso ao veículo ou ao EDR. Para além do fabricante do veículo, outras entidades, como as autoridades policiais, que disponham do equipamento especial, poderão ler as informações se tiverem acesso ao veículo ou ao EDR.