Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Sistema de segurança do seu veículo > Airbag – sistema de retenção suplementar

Airbag – sistema de retenção suplementar

* As funcionalidades reais no seu veículos poderão não estarem necessariamente disponíveis devido às opções selecionadas ou regiões.

  1. Airbag dianteiro do passageiro

  2. Airbag dianteiro do condutor

  3. Airbags laterais

  4. Airbags de cortina

  5. Airbag lateral central dianteiro (se instalado)

Como atua o sistema de airbags?

  • Os airbags só são ativados (prontos a ser insuflados, se necessário) quando o botão EV estiver na posição POWER ON ou DRIVE READY e pode ser ativado dentro de 3 minutos após o veículo estar DESLIGADO.

  • Em caso de forte colisão frontal ou lateral (caso esteja presente um airbag lateral ou airbag de cortina), os airbags insuflam instantaneamente para ajudar a proteger os ocupantes contra lesões corporais graves.

  • De uma forma geral, os airbags foram concebidos para se insuflarem em função da gravidade de uma colisão e da respetiva direção, etc. Esses dois fatores determinam se os sensores emitem ou não sinais eletrónicos de ativação/insuflação.

  • Os airbags ir-se-ão insuflar em função da gravidade de uma colisão e da respetiva direção, etc. Os airbags não se insuflarão sempre que ocorrer um acidente ou colisão.

  • Os airbags dianteiros enche-se e esvazia-se completamente num instante. É praticamente impossível ver a insuflação dos airbags num acidente. Será muito mais provável ver apenas os airbags já vazios e fora dos respetivos compartimento após a colisão.

  • Para ajudar a proteger os ocupantes numa forte colisão, os airbags têm de insuflar rapidamente. A velocidade de enchimento dos airbags deve-se ao período de tempo extremamente curto quando ocorre uma colisão e da necessidade de interpor o airbag entre o ocupante e as estruturas do veículo, antes de o ocupante embater nestas últimas. Esta velocidade de enchimento reduz o risco de lesões graves ou passíveis de fazer perigar a vida dos ocupantes em caso de forte colisão, fator que é necessariamente tido em conta pelo design dos airbags.

  • Contudo, a insuflação de um airbag também pode provocar lesões, incluindo abrasões faciais, contusões e fraturas ósseas, visto que a velocidade de insuflação faz com que os airbags se expandam com uma enorme força.

  • Existem até situações em que o contacto com o airbag do volante pode provocar lesões corporais fatais, nomeadamente se o condutor estiver sentado demasiado perto do volante.

AVISO
  • Mesmo nos veículos equipados com airbags, o condutor e os passageiros devem sempre usar os cintos de segurança para minimizar o risco e a gravidade dos ferimentos em caso de colisão ou na maioria das situações de capotamento.

  • O SRS e os pré-tensores contêm químicos explosivos. Se um veículo for descartado sem remover o SRS e os pré-tensores, pode causar um incêndio. Antes de descartar um veículo, contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Mantenha as peças e a cablagem SRS afastada da água ou de outros líquidos. Se os componentes SRS não estiverem a funcionar devido a exposição a água ou líquidos, isso pode causar um incêndio ou ferimentos graves.

  • Para evitar ferimentos corporais graves ou fatais causados pela ativação dos airbags numa colisão, o condutor deve sentar-se o mais longe possível do airbag do volante. Quanto ao passageiro dianteiro, deve recuar sempre o seu banco o mais possível e recostar-se no mesmo.

  • Os airbags insuflam instantaneamente em caso de uma colisão, pelo que, se não estiverem sentados numa posição correta, os ocupantes poderão sofrer lesões causadas pela força da expansão dos airbags.

  • A insuflação dos airbags pode provocar lesões como abrasões faciais ou corporais e lesões provocadas por óculos partidos ou queimaduras.

NOTA

Se estiver instalado um sensor de capotamento

Ainda, em caso de capotamento (se estiver instalado um airbag lateral ou airbag de cortina), os airbags insuflam instantaneamente para ajudar a proteger os ocupantes contra lesões corporais graves.

Ruído e fumo

Ao serem insuflados, os airbags emitem um forte ruído e libertam fumo e pó no interior do veículo. Esta é uma situação normal, resultante da ignição do mecanismo de enchimento do airbag. Depois do enchimento do airbag, poderá sentir um desconforto substancial ao respirar, devido ao contacto entre o seu peito e tanto com o cinto de segurança como com o airbag, bem como da inalação de fumo e pó.

Após uma colisão, abra as portas e/ou os vidros do veículo assim que puder, de modo a diminuir o desconforto e a evitar uma exposição prolongada ao fumo e pó dos airbags.

Embora o fumo e o pó não sejam tóxicos, podem causar irritação na pele (nos olhos, no nariz, na garganta, etc.). Se isso acontecer, lave imediatamente as partes irritadas com água fria e vá ao médico se os sintomas persistirem.

AVISO
  • Quando os airbags insuflam, as peças relacionadas com os airbags no volante e/ou no painel de instrumentos e/ou em ambos os lados das calhas do tejadilho, por cima das portas dianteiras e traseiras, ficam bastante quentes. Para evitar ferimentos, não toque nos componentes internos nas áreas de armazenamento do airbag logo após a sua insuflação.

  • Não instale nem coloque quaisquer acessórios perto das áreas de ativação do airbag, como o painel de instrumentos, janelas, pilares e longarinas do teto.