Condições de condução especiais
Se as condições de condução se degradarem devido a mau tempo ou estado da estrada, deve ter ainda mais cuidado do que o habitual.
Condições de condução perigosas
Caso se depare com condições de condução perigosas, tais como água, neve, gelo, lama, areia ou perigos semelhantes, siga estas sugestões:
-
Conduza com cuidado e guarde uma distância extra para uma travagem de emergência.
-
Evite travar ou virar a direção de forma brusca.
-
Não acione repetidamente o pedal dos travões num veículo equipado com ABS.
-
Se ficar preso em neve, lama ou areia, engrene a 2.ª velocidade. Acelere devagar para não fazer patinar as rodas motrizes.
-
Se o veículo ficar preso em neve, lama ou areia, coloque areia, sal-gema, correntes ou outro material antideslizante sob as rodas motrizes para criar tração.
Redução de risco de um capotamento
Este veículo de passageiros multiusos é definido como um "Sports Utility Vehicle" (SUV). Os veículos utilitários têm uma taxa de capotamento significativamente maior do que outros tipos de veículos. Os SUVs têm uma maior distância ao solo e uma menor distância entre rodas, para aumentar o seu desempenho numa ampla variedade de aplicações fora de estrada.
Características específicas de design dão-lhes um maior centro de gravidade do que nos veículos comuns. Uma vantagem da maior distância ao solo é uma melhor visão da estrada, que lhe permite antecipar os problemas.
Não são concebidos para virar com a mesma velocidade que os carros de passageiros convencionais, da mesma forma que veículos desportivos baixos não são projetados para desempenhar as suas funções satisfatoriamente em condições fora de estrada. Devido a este risco, recomenda-se que o condutor e os passageiros apertem os seus cintos de segurança.
Em caso de colisão com capotamento, uma pessoa sem cinto tem uma probabilidade maior de morrer do que uma pessoa com cinto de segurança. Estas são medidas de prevenção que um condutor pode tomar para evitar o risco de capotar.
Se possível, evite curvas acentuadas ou manobras bruscas, não carregue o seu tejadilho com cargas pesadas, e nunca modifique o seu veículo de forma alguma.

-
O seu carro está equipado com pneus especialmente concebidos para assegurarem uma condução segura e capacidade de manobra. Não utilize pneus e jantes de dimensões e tipos diferentes dos de origem. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves. Ao substituir os pneus, certifique-se de que coloca quatro pneus com as características dos originais: mesmo tamanho de pneu e jante, piso, marca e capacidade de carga.
-
Tal como acontece com outros Sports Utility Vehicle (SUV), a operação incorreta deste veículo pode resultar em perda de controlo, um acidente ou capotamento do veículo.
-
Os veículos utilitários têm uma taxa de capotamento significativamente maior do que outros tipos de veículos.
-
Algumas características específicas de conceção (maior distância ao solo, menor rasto, etc.) dão a este veículo um maior centro de gravidade do que os tipos de veículos normais.
-
Os SUV não são projetados para virar à mesma velocidade.
-
Evite curvas acentuadas e manobras bruscas.
-
Em caso de colisão com capotamento, uma pessoa sem cinto tem uma probabilidade significativamente maior de morrer do que uma pessoa com cinto de segurança. Certifique-se de que todas as pessoas dentro do veículo têm o cinto de segurança apertado.
-
Baloiçar o veículo
Se for necessário baloiçar o veículo para o libertar de neve, areia ou lama, comece por rodar o volante para a direita ou para a esquerda para desimpedir a área à frente das rodas dianteiras. Em seguida, vá alternando entre R (marcha-atrás) e qualquer posição de velocidade de marcha em frente.
Não force o veículo e faça girar as rodas o menos possível. Se, após várias tentativas, o veículo continuar preso, mande rebocá-lo, para evitar o sobreaquecimento do veículo e eventuais danos na caixa redutora.

Não tente baloiçar o veículo com pessoas ou objetos perto. Ao soltar-se, o veículo pode deslocar-se repentinamente para a frente ou para trás.

-
O baloiço prolongado do veículo pode causar sobreaquecimento, danos ou avarias na caixa redutora e danos aos pneus.
-
Não faça derrapar as rodas, principalmente a velocidades superiores a 56 km/h (35 mph). Se fizer girar as rodas a alta velocidade com o veículo parado, pode provocar o sobreaquecimento danificação dos pneus e as rodas em rotação podem ser projetadas, causando lesões nas pessoas presentes nas imediações.

Antes de baloiçar o veículo, desative o Controlo eletrónico de estabilidade (ESC).
Viragens suaves
Evite travar ou mudar de velocidade ao curvar, especialmente quando a estrada estiver molhada. O ideal será efetuar sempre as curvas com uma ligeira aceleração. Se seguir estas sugestões, o desgaste dos pneus será mantido a um mínimo.
Condução noturna
Devido ao maior grau de perigo da condução noturna face à diurna, eis alguns conselhos a reter:
-
Reduza a velocidade e aumente a distância entre si e os outros veículos, pois de noite a visibilidade é pior, especialmente nas estradas onde não existe iluminação pública.
-
Ajuste os retrovisores para evitar o encandeamento provocado pelos faróis dos outros veículos.
-
Mantenha os faróis do seu veículo limpos e devidamente alinhados. (Em veículos não equipados com a funcionalidade de direcionamento automático dos faróis.) Faróis sujos ou mal direcionados, irão dificultar muito mais a visibilidade noturna.
-
Evite olhar diretamente para os faróis dos veículos que circulam na direção contrária. Se o fizer, poderá ficar temporariamente encandeado, e os seus olhos demorarão vários segundos a readaptar-se ao escuro.
Condução à chuva
A chuva e as estradas molhadas podem tornar a condução perigosa, em especial se o condutor não estiver preparado para lidar com uma superfície escorregadia.
Eis algumas sugestões para conduzir à chuva:
-
Uma precipitação intensa dificultará mais a visibilidade e aumentará a distância necessária para parar o veículo. Por isso, abrande.
-
Mantenha o equipamento do limpa para-brisas em bom estado. Substitua-lhe as escovas se estas começarem a fazer riscas ou a falhar certas zonas do para-brisas.
-
Se não tiver os seus pneus em bom estado, ter de efetuar uma paragem rápida numa superfície molhada pode fazer com que o veículo derrape e até provocar um acidente. Certifique-se de que tem os pneus em bom estado.
-
Ligue os faróis para que os outros o possam ver mais facilmente.
-
Atravessar demasiado depressa lençóis de água pode afetar os travões. Se tiver de atravessar poças de água, procure abrandar ao passar por estas.
-
Se achar que tem os travões molhados, exerça uma pressão ligeira sobre o pedal enquanto conduz, até o funcionamento dos travões ficar normalizado.
Aquaplanagem
Se a estrada estiver suficientemente molhada e conduzir a uma velocidade suficientemente elevada, o seu veículo pode ter pouco ou nenhum contacto com a superfície da estrada e deslizar literalmente sobre a água. O melhor conselho consiste em ABRANDAR a velocidade quando o piso estiver molhado.
O risco de aquaplanagem aumenta à medida que o rasto dos pneus diminui; consulte Mais detalhes.
Condução em zonas inundadas
Evite passar por zonas inundadas, exceto se tiver a certeza de que a altura da água não passa a parte inferior do cubo da roda. Atravesse a água devagar. Mantenha uma distância de paragem adequada, uma vez que a eficácia dos travões pode estar afetada.
Depois de atravessar a água, seque os travões aplicando-os ligeira e repetidamente com o veículo a andar devagar.
Se o sistema de travagem estiver molhado e apresentar um efeito de travagem reduzido ou emitir ruídos frequentes ao travar, ajuste a regulação da travagem regenerativa para a velocidade “0” usando a patilha seletora de velocidades e pressione suavemente o pedal do travão várias vezes. Mantenha uma distância segura para secar o sistema de travões
Regular a travagem regenerativa para “0” poderá reduzir a eficiência ade travagem ao travar várias vezes, mas isto é normal. O sistema de travagem regenerativa irá funcionar normalmente em seguida.
Condução em autoestrada
Ajuste as pressões de enchimento dos pneus em conformidade com as respetivas especificações. Uma pressão demasiado baixa resulta no sobreaquecimento e em possíveis problemas nos pneus.
Evite usar pneus gastos ou danificados uma vez que estes podem fornecer uma tração reduzida ou falhar completamente.
Nunca ultrapasse a pressão de enchimento máxima indicada nos pneus.

-
Verifique sempre o enchimento dos pneus antes de conduzir. O subenchimento ou sobre-enchimento dos pneus pode originar dificuldades de manobra, perda de controlo do veículo problemas inesperados nos pneus, provocando acidentes, lesões e até mesmo a morte. Para saber as pressões corretas dos pneus, consulte Mais detalhes.
-
Inspecione sempre o rasto dos pneus antes de conduzir o veículo. A utilização de pneus gastos pode provocar a perda de controlo do veículo. Substitua os pneus gastos logo que possível. Para obter mais informações e saber os limites dos rastos, consulte Mais detalhes.
Conduzir a uma velocidade elevada na autoestrada consome mais energia elétrica e é menos eficiente do que conduzir a uma velocidade mais baixa e moderada. Mantenha uma velocidade moderada para poupar energia elétrica ao conduzir na autoestrada.
Certifique-se de que verifica o nível do líquido de refrigeração e o nível de energia elétrica antes de iniciar a condução.