Trocar pneus
Funcionamento
-
Pare o veículo num local seguro e plano, distante do trânsito.
-
Ligue as luzes intermitentes de emergência.
-
Acione o travão de estacionamento.
-
Passe a caixa de velocidades para P (Estacionamento) e desligue o motor.
-
Retire o macaco, a chave de rodas e o pneu sobresselente do veículo.
-
Bloqueie as partes anterior e posterior da roda diagonalmente oposta à posição do macaco.
-
Alivie cada uma das porcas das rodas rodando-a uma volta em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Não retire nenhuma porca até o pneu ser levantado do chão.
-
Coloque o macaco num dos pontos de apoio dianteiro (1) ou traseiro (2) previstos para o efeito.
-
Insira o manípulo do macaco no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio. Eleve o veículo até o pneu se afastar ligeiramente do chão. Certifique-se de que o veículo está estável antes de retirar as porcas da roda.
-
Alivie as porcas da roda e desaperte-as manualmente.
-
Faça deslizar a roda para fora dos pernos e deite-a no chão, para não rolar para longe.
-
Pegue no pneu sobresselente, alinhe os orifícios com os pernos e encaixe a roda nos mesmos. Incline ligeiramente a roda e alinhe o orifício superior da roda com o perno superior. Abane a roda (para trás e para a frente) até esta encaixar nos restantes pernos.
-
Mantenha a roda nos pernos, coloque as porcas nos pernos e aperte-as bem manualmente. Abane a roda para ter a certeza de que está completamente assente.
-
Baixe o veículo até ao chão rodando a chave de rodas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
-
Posicione a chave de rodas e aperte as porcas da roda. Certifique-se de que a chave encaixa completamente na porca. Verifique bem a roda apertando todas as porcas seguindo a ordem numérica indicada na imagem até todas estarem apertadas. Volte a verificar o aperto de cada porca.
Depois de substituir um pneu, mande inspecionar o seu veículo numa oficina profissional ou procure outro tipo de assistência qualificada. A Kia recomenda que contacte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

-
Para impedir o movimento do veículo enquanto troca um pneu, engate sempre devidamente o travão de estacionamento e bloqueie sempre a roda diagonalmente oposta à roda cujo pneu está a ser trocado.
-
Recomenda-se a colocação de calços nas rodas do veículo e a ausência de pessoas dentro de um veículo levantado por um macaco.
-
Para reduzir a possibilidade de sofrer lesões, certifique-se de que utiliza apenas o macaco fornecido com o veículo e na posição correta. Nunca utilize outra parte do veículo para apoiar o macaco.
-
As rodas podem ter arestas afiadas. Pegue nelas com cuidado, para evitar lesões. Antes de colocar a roda, certifique-se de que não existem impurezas no cubo ou na roda (lama, alcatrão, gravilha, etc.) que impeçam o encaixe firme da roda no respetivo cubo. Se houver, remova-as da roda ou do cubo. Se não existir bom contacto na superfície de montagem entre a roda e o cubo, as porcas da roda podem desapertar-se e provocar a perda de uma roda. Esta situação pode resultar na perda de controlo do veículo. e provocar lesões graves ou a morte de pessoas.
Binário de aperto das porcas das rodas
-
11–13 kgf·m (79–94 lbf·ft)

Se a pressão for inferior à recomendada, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o(s) pneu(s) com a pressão correta. Se a pressão for demasiado alta, regule-a para o valor correto.

O seu veículo tem rodas com pernos e porcas de rosca métrica. Ao retirar uma roda, certifique-se de que recoloca as mesmas porcas ou, se as trocar, de que utiliza porcas de rosca métrica e com o mesmo chanfro. A colocação de uma porca de rosca não-métrica num perno métrico ou vice-versa não fixa devidamente a roda ao cubo e danifica o perno, que terá de ser substituído.
Convém referir que a maioria das porcas não é de rosca métrica. Antes de colocar porcas ou rodas que não as de origem, tenha o cuidado de verificar o seu tipo de rosca. Em caso de dúvida, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

-
Se os pernos estiverem danificados, podem perder capacidade de retenção da roda, o que pode levar à perda da roda e a uma colisão causadora de lesões graves.
-
Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento logo que possível. Ajuste-o à pressão especificada, se necessário. Consulte Mais detalhes.